sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Concelho de Vila Flor

O concelho de Vila Flor situa-se na parte sul do distrito de Bragança. Está rodeado pelos concelhos de Torre de Moncorvo, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Carrazeda de Ansiães. Dista cerca de 80 km da cidade de Bragança, capital de Distrito. Com uma área de 265,8 kms2, o seu território distribui-se por uma área de solos mais ou menos acidentados, xistosos, mas muito bons para o vinho tratado e olival, pertencendo por isso, à denominada Região Demarcada do Douro. É delimitado por alguns vales, dos quais merece destaque, o da Vilariça, muito fértil em termos agrícolas.
        Este concelho é pequeno, essencialmente agrícola onde a maioria dos habitantes vive de uma agricultura de subsistência e pouco modernizada sendo marcada pela qualidade do seu solo. Esta atividade é mantida pelas pessoas idosas, em virtude dos mais novos emigrarem ou estarem a estudar. O comércio, a indústria e as profissões liberais são exercidos por um pequeno número de pessoas.
Na indústria destaca-se uma fábrica de cogumelos, uma de engarrafamento de águas minerais, a cooperativa de azeite e de vinho que produzem produtos de primeira qualidade, para consumo interno e externo. O sector terciário é pouco significativo neste concelho, já que só existe uma unidade de cada como: Agrupamento de Escolas, Centro se Saúde, Bancos, Finanças, Correios, Tribunal e Câmara Municipal.
Neste concelho as escolas do 1º ciclo, na sua maioria encerraram, mantendo-se abertas apenas cinco, algumas delas com um reduzido número de alunos. As pessoas emigram para o estrangeiro ou deslocam-se para o litoral, dado que no concelho não existem condições, meios, recursos e atrativos que cativem os que procuram saídas profissionais. Sociologicamente, trata-se, portanto, de uma região com uma população envelhecida e de baixa natalidade.

Sem comentários:

Publicar um comentário